Aos alunos
do Centro Educacional Pompílio Marques de Souza (Planaltina - DF)
do Centro de Ensino Fundamental 04- CIE (Planaltina - DF) - Educação de Jovens e Adultos
Este conteúdo é uma adaptação para facilitar a compreensão e melhor assimilação do tema. É uma referência teórica para os trabalhos práticos e uma "cola" para as provas.
Não tem a pretensão de ser um tratado. A bibliografia será citada após a publicação da Parte II (Harmonia Cromática).
O primeiro passo é ler. Depois compare, critique, apresente sugestões, deixe perguntas. Fiscalize. Se aprovar o material, divulgue.
COR
A cor é um fenômeno físico. Não é um atributo
do objeto, ou seja, não é uma qualidade, não pertence à superfície. Na realidade a
cor é o resultado da incidência da luz branca, sobre uma superfície preparada
com pigmentos capazes de absorver e refletir parte das ondas luminosas
presentes na luz branca. Cada onda representa uma cor. As ondas luminosas
absorvidas pela superfície são transformadas em calor. As refletidas são as cores que vemos.
Então,
a luz branca (luz do sol, ou de fontes artificiais que a imitam) é um conjunto
de cores, conhecido como espectro. O arco íris é um espectro natural. Pode-se comprovar a luz branca como conjunto de cores por meio de dois experimentos
simples: a decomposição e a recomposição da luz.
DECOMPOSIÇÃO
DA LUZ
A
decomposição, fragmentação ou refração da luz, é uma forma simples de
demonstrar a relação da luz branca com cores.
Finalidade:
comprovar que a luz branca é constituída de um grupo de ondas luminosas de
variadas cores.
Recursos:
-
um ambiente em penumbra, que proporcione condições de isolar um feixe de luz
branca, do sol, por exemplo, ou de uma lâmpada;
-
um prisma;
-
dois anteparos – um, com furo que permita a passagem de um feixe de luz;
outro, que servirá de suporte para o
espectro refletido.
Explicando
o esquema:
Um
feixe de luz emitido por uma fonte de luz branca (Sol) ao penetrar a primeira
face do prisma sofre um desvio de percurso. Neste momento é iniciado a
sua fragmentação no interior do prisma. Ao sair na segunda face do prisma a luz
sofre outra fragmentação, dividindo-se em sete cores visíveis. Esse conjunto de cores presentes na luz
branca, é conhecido como espectro.
Outro
experimento pode ser feito utilizando-se a mangueira de jardim, com a pressão
de saída de água suficiente para formar uma “chuva fina”. Em um dia de sol, com
essa experiência, percebe-se a formação do espectro no interior do campo de gotículas de água que
funciona com a mesma função do prisma: refratar, “quebrar” a luz.
RECOMPOSIÇÃO
DA LUZ
A
recomposição da luz é o processo inverso. Na decomposição a matéria prima é a
luz, que dividimos em ondas luminosas cromáticas (cores luz). Para a
recomposição da luz a matéria prima é a cor pigmento, ou seja a tinta. Um
disco, circular deve ser pintado com com as sete cores, e na mesma ordem, ientificadas
no espectro. A experiência consiste em fazer o disco girar. A medida que
aumenta-se a velocidade de giro do disco, as cores vão desaparecendo como
individuais, e aparentemente se misturando até atingir uma tonalidade
esbranquiçada.
CÍRCULO CROMÁTICO
Trata-se de um esquema (não necessariamente um círculo) de registro das cores primárias e das cores resultantes das misturas entre elas.
Situações observáveis no círculo cromático básico
Cores Quentes
Cores Frias
Observação: o amarelo esverdeado que aparece como cor quente, devido a maior quantidade de amarelo em sua composição, é identificado em outros trabalhos como cor fria. Mas, visualmente, em uma harmonia de cores frias esta tonalidade parecerá quente.
No círculo cromático básico algumas situações observadas conduzem a uma lógica quanto às cores complementares:
a) Cada par de complementares é formado por uma cor primária e uma secundária;
b) Cada par de complementares é formado por uma cor quente e uma fria;
c ) As cores que compõem o par ocupam posições opostas no círculo cromático.
Considerando as terciárias, as cores dos pares aparecem também em oposição no círculo cromático
Cores acromáticas
São cores consideradas neutras. São usadas como cores auxiliares que, misturadas com outras cores, ajudam a compor a escala tonal (gradação cromática).
- Branco - representa a presença da luz e consequente presença de todas as cores.
- Preto - representa a ausência de luz; e, a presença não visível das cores absorvidas pela superfície e transformadas em calor;
- Cinza - Cor resultante da mistura de preto com branco. Representa a penumbra - equilíbrio entre a luz e a escuridão.
eu adoro fazer isto misturar as cores e legal
ResponderExcluir