domingo, 27 de maio de 2012

À Comunidade escolar do CEd. Pompílio
Aê, galera do CEd Pompílio, Planaltina-DF
O tema é...
BULLYING... 
VAMOS SER CLAROS?
ISSO  É SACANAGEM,
ISSO É CRIME!

                        (Mudar comportamentos muda o destino da civilização!)

""""Na arte, apropriação é um termo usado quando se toma uma obra ou um conceito já pronto, para usar como como  suporte de uma interferência artística criando, a partir desta base, uma nova obra. No meu caso, foi roubo mesmo, não pretendo plagiar, mas estou roubando em nome da educação e da ética.
Em nome da Educação usei o recurso da apropriação de mídia para divulgar temas relevantes. Eu agradeço a mídia, no caso o Correio Braziliense. Se não funcionar a justificativa,  por favor não me  levem flores, não me levem cigarros. Adoro ler Fernando Pessoa, Vitor Hugo, Miguel de Cervantes, Machado de Assis, Jorge Amado... Gabriel Garcia Marques... a Bíblia...!!!!"""" 
Até aqui eu sou autor. Daqui para a frente foi apropriação, mas quem quiser devolver, a fonte está citada em respeito aos direitos autorais.

Veja abaixo o artigo sobre o tema publicado no espaço virtual): http://www.correiobraziliense.com.br/app/noticia/cidades/2012/05/24/interna_cidadesdf,304004/lei-de-combate-ao-bullying-passa-a-valer-em-escolas-particulares-e-publicas.shtml








"Lei de combate ao bullying passa a valer em escolas particulares e públicas


Publicação: 24/05/2012 13:10 Atualização: 24/05/2012 14:02

Uma nova lei pretende conscientizar, prevenir e combater o bullying nas escolas públicas e privadas do Distrito Federal. O texto foi publicado nessa terça-feira, no Diário Oficial.

A Lei Nº 4.837, que foi decretada pela Câmara Legislativa e sancionada pelo governador, define bullying como violência física ou psicológica intencional e continuada "com o objetivo de agredir, intimidar, humilhar, causar sofrimento e dano físico ou moral à vítima”. Comportamentos que se enquadram nesse quadro são muitos, e vão desde agressão física à manipulação de um colega, indução ao preconceito, e isolamento do aluno.

Ainda segundo a lei, qualquer pessoa que tomar conhecimento de uma vítima de bullying pode formalizar a denúncia junto à direção da escola, na Secretaria da Educação, no Conselho Tutelar, no Ministéiro Público ou na Polícia Civil.

O texto prevê a realização de pesquisas para identificar causas e consequências do bullying. A capacitação dos professores e pedagogos para identificar e lidar com esse tipo de violência, e a exigência dos estabelecimentos privados de realizarem programas de prevenção ao bullying são outras demandas.

Pelo decreto, serão necessários conselhos de segurança escolar para organizar seminários, palestras e debates, e também a distribuição de material didático especializado.

Na prática
O coordenador do Centro Especial de Ceilândia, Leonardo Jesus Mendes, acredita que a lei vai ajudar muito na luta diária dos docentes contra o bullying. Ele conta que na instituição que atende portadores de necessidades especiais, existiam muitos casos de preconceito. Em uma ação conjunta com os pais, alunos e orientadores, o quadro está aos poucos mudando.

Na escola em que Leonardo atua, são organizados encontros de pais e de alunos, assim como eventos com palestras e peças de teatro, para conscientizar os alunos da visão inclusiva da escola. Ele considera que esse trabalho gera resultados a longo prazo, e precisa de empenho das pessoas envolvidas.

Para ele, o resultado pode ser maior, agora que existe o amparo legal. “Com o embasamento jurídico é possível conversar com mais propriedade com os pais e os alunos”."

Reflitam, formem grupos, construam argumentos, criem perguntas, expressem dúvidas e certezas. Depois vamos partir para o debate e... AGIR PARA COMBATER!!! Que tal criarmos um FÓRUM? 


<<<<<<<<<<<<>>>>>>>>>
Fórum - é um espaço e momento  dedicados a debates e trocas de idéias em torno de um tema (assunto) de interesse comum aos participantes. O resultado é que todos ganham, quando debatem. Isto é bem melhor que pegar em armas para resolver diferenças de idéias. 
                              "A PAZ começa aqui!"

Marcos, 27/05/2012

3 comentários:

  1. Marcos, parabéns por esse espaço dedicado a temas relevantes e importantes a todos, principalmente àqueles diretamente envolvidos no ambiente escolar. Sugiro como atividade aos alunos: solicitar que eles leiam e comentem sobre esse tema (no seu blog, claro!), assim podem exercitar a expressão de opinião através da escrita num ambiente como este, além de se atualizarem com o tema. Um grande abraço. Fanuel (professor/Pompílio)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Prof. Fanuel,
      Excelente ideia! Vai ser posta em prática. Ganharemos todos com esta forma de trabalhar. Obrigado pela dica.
      Marcos

      Excluir
  2. Hoje vi uma reportagem tratando de sacrifício infantil na África, monstruosamente sem propósito. Em nome de ceitas, crenças, falta de fé ou simplesmente omissão, nossas crianças vem sendo tratadas como bicho sem valor. Ainda pequenas, sem voz e sem argumentos, elas veem tendo seus direitos castrados lentamentos por um batalhão de pessoas: colegas, amigos e até membros da familia.
    O bullyng é um mal que cresce gradativamente disfarçado de brincadeira. Precisamos ficar atentos e ajudar esses pequenos a não se tornarem, no futuro sabotadores de si ou grandes monstros!
    Estou contigo nela luta, amigo Marcos.

    ResponderExcluir

O comentário é livre. Mas, pede-se moderação no vocabulário; pois, este espaço é aberto também a famílias, incluindo crianças.